sexta-feira, 11 de julho de 2008

Caracteristicas da Ideologia

Caracteristicas da Ideologia(tirado do livro):

Naturalização:a ideologia naturaliza as ações humanas, como certas formas de descriminação, para que aceitemos as desigualdades sociais e justifiquemos o fato de "sempre"ter sido assim.Aponta a verdade como inscrita na ordem das coisas, considerando uma ordem natural de acontecimentos em detrimento do processo histórico.Nesse raciocínio, é conciderada "natural" a dominação de um grupo ou classe social sobre outro, e a hierarquia aparece como necessária.
Generalização do particular:a ideologia ingnora as especificidades dos fenômenos sociais.Trata de forma generalizada as diferentes da realidade da família, da pátria,da educação, ocultando as condições sociais desiguais de realização dos interesses que movem os homens.


Meu texto:


Todos nós querendo ou não temos um pouco de preconceito com as pessoas,isso não é natural ,pois todos temos que ser diferentes senão o mundo seria muito chato.Uma pessoa chingar um afro-descendente e quer ter razão,querendo ou não somos todos humanos e temos que tratar os outros como queriamos ser tratados.Não importa idade, raça, religião e classe social nada disso é motivo que desfazemos das pessoas,principalmente sentirmos o direito de julga-la e de humilhar só porque não são iguais a nós.Cada um tem seu jeito e sua vida e devemos respeitar todos e todas as suas escolhas.
Na ideologia não importa classes sociais, educação e patria.Somos iguais e temos que nos ajudar e não nos separar, pois todos somos irmãos de fé e devemos ajudar os outros e respeitar o jeito da pessoa e as escolhas de cada um.
Preconceito é crime e tambem é falta de bom senso cada um é do jeito de cada um,Deus nunca teve preconceito ao contrario juntava muita gente e ensinava várias coisas e não se importava com as diferenças.
Ideologia, é o sistema de conceitos e crenças, muitas vezes de natureza política, que defende um grupo ou um indivíduo. Esse termo foi criado pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy (1754-1836), um dos chamados ideólogos que tentou reformar a sociedade pós-revolucionaria mediante uma “ciência das idéias” pragmática.
O conceito moderno nasceu com os escritos de Karl Marx, que pensava que as ideologias eram sistemas teóricos equivocados formados por conceitos políticos, sociais e morais desenvolvidos e protegidos pelas classes dirigentes em seu próprio benefício.


8 comentários:

Colégio Efetivo disse...

Muito legal o seu texto!! Pelo q eu vi vc despertou um grande interesse pelo texto!! Parabéns pelo blog!!
bjus ;*

juliana disse...

Adorei o seu texto , ele me ajudou a fazer um trabalho escolar. p
Parabens pelo blog !!! Bjao ! Juliana

Edson disse...

oooooooooooooooooooo jardel é loko d bunito

Edson disse...

uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuullllllllllllllllllllllll

Anônimo disse...

Não sei nem o que começar a falar (o certo seria boa noite). Concordo com o que você disse, hoje estava vendo A liga, era sobre o complexo do Alemão. E fiquei imaginando o descaso das redes públicas para com aquele lugar e com muitos outros. Pensei também, em como existe um preconceito de grnade parte da população com as pessoas das favelas. Bom, posso dizer que seu texto me fez pensar ainda mais sobre esses assuntos de desigualdades sociais. Parabéns.Beijão.

Anônimo disse...

muito legal o seu texto mais não ajudou em nada
parabéns pelo blog
beijos*...

Anônimo disse...

É um ótimo texto, mas há erros ortográficos, por favor corrija-os!

Anônimo disse...

ridiculo esse texto temos que respetar sim as pessoas nao podemos dizer o que vem na boca